Programa


Se você já faz parte do mercado da moda ou quer entrar nele, empreende, quer empreender, ou no momento tem apenas uma ideia na cabeça e muita vontade de construir algo diferente e sustentável,
essa é a jornada certa. 

Pesquisamos os principais desafios que a moda enfrenta atualmente e reunimos os 4 principais temas nesse programa. Selecionamos conectores com intensa ligação com o mundo da moda e extenso conhecimento na área de educação (mestres e doutores) para você mergulhar nas principais estratégias de negócio e te ajudar a colocar a mão na massa.

Com os temas, conectores e nossa metodologia você poderá aplicar o aprendizado de forma imediata em suas atividades, ganhando um retorno rápido de seu investimento. Você pode cursar cada um dos temas isoladamente, para trabalhar pontos específicos, ou associar os quatro e desenvolver um projeto integrado, com conhecimento e prática para o seu negócio.E tem mais: fazendo esse programa completo, você receberá o certificado de Curso de Extensão em Negócios da Moda e 4 horas de mentoria personalizadas para colocar o seu projeto no ar!

Workshops

1. Além do cool hunting: mergulhando no mundo do consumidor de moda
    20-21/10/2017

A voz do consumidor ecoa fortemente em todas as relações de consumo ou não consumo. Ele pode participar ativamente de todo o processo do posicionamento da marca no mercado, desde a criação do produto à sua colocação no ponto de venda, tornando-se um co-criador das estratégias.  Cabe a você criar esse diálogo.

Queremos lhe fazer um convite sedutor: mergulhar nas entranhas do mundo do consumidor da moda, se integrar e se ressignificar, buscar novos sentidos para novos contextos.
Nesse programa vamos te apresentar métodos para observar os diferentes movimentos sociais e comportamentais, debater sobre a não taxonomia social e de gênero, abrir o olhar para os possíveis impactos das mudanças que não queremos enxergar e construir um mapeamento das tendências que estão emergindo ou em processo para convertê-las em insights para as suas estratégias de mercado.

Fabio Mariano IBModa

Fábio Mariano Borges
Inquieto e explorador do futuro, atua há 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda. Cursou Ciências Sociais na USP. Áreas de docência: Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Etnografia, Consumer Insights, Tendências, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Mercado, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares, Segmentos de Consumo Contemporâneo. 

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na graduação da Pós da FAAP, MBA na FGV, FIA/USP, IBModa e Insper. Orientador de TCC - Comunicação Social/Propaganda na FAAP. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.
 

2. Comunicação na Moda: como contar sua história para o mundo
    27-28/10/2017

Em tempos que milhões de produtos são produzidos, assim como milhões de imagens, remakes e cópia da cópia, nos perguntamos: o que é (de fato) novidade? O que diferencia a comunicação de uma marca de outra? Como comunicar sua marca ou negócio diante de um mundo repleto de mídias e informações? Com as mudanças no consumo e a participação dos consumidores cada vez mais ativa nas mídias sociais é necessário que se repense como chamar a atenção dos seus clientes e como dialogar com eles.

Cada vez mais as pessoas trocam a palavra pela imagem? As imagens estão de fato estabelecendo uma linguagem universal que acompanha o mundo sem fronteiras?

A comunicação - em suas vertentes como a fotografia e o cinema, e por que não, também a literatura - é uma das principais chaves para a construção de imagem de marca na moda. Vamos percorrer algumas histórias apresentadas nas campanhas de marcas nacionais e internacionais, selecionadas, para discutirmos o image telling de marcas inesquecíveis, tradicionais ou arrojadas, e as que têm rompido com padrões pré-estabelecidos.

Kareen Terenzzo
É uma reunião de átomos em constante movimento. Apaixonada por moda, fotografia e cinema. Foi executiva de marketing durante anos. Um dia, entendeu que queria mais. Abriu mão de uma “cadeira de escritório pra chamar de sua” e resolveu fazer carreira solo e se dedicar à Educação. Com mais de 25 anos de experiência em comunicação e marketing, e mão na massa, seu expertise é o varejo de moda.

Atuou em marcas como Arezzo, Calvin Klein, VR Menswear e Vila Romana. Foi responsável pela implantação da plataforma on line da marca Arezzo. Nos últimos 3 anos atuou como free lancer e se dedicou ao mestrado em comunicação. É Mestra em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM-ESPM e pesquisadora do Grupo CNPq de Pesquisa em Subjetividade, Comunicação e Consumo (GRUSCCO). É também Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP e Pós-Graduada em Administração Mercadológica, pela FAAP-SP. Ministra palestras, cursos e atua como pesquisadora, consultora, capacitadora e produtora de conteúdo em Comunicação.
 

3. Branding in a Hard Market: como construir a arquitetura imaterial da sua marca na moda
    10-11/11/2017

Os tempos atuais trazem novas formas de consumo e diálogo entre marcas e consumidores na moda. As estratégias convencionais já não atendem a essas novas relações, é necessário repensar e construir outros sistemas de identidade, gerenciamento e arquitetura de marca para conquistar um posicionamento diferenciado no coração do consumidor.

Venha pôr a mão na massa e nas imagens, mergulhar no imaginário da marca e elaborar mapas de experiências sensoriais.
Nesse programa vamos trabalhar na construção da arquitetura imaterial da marca, definindo as suas representações simbólicas, linha de produto, personas e práticas de comunicação que fortalecem essa identidade.


Luciane Robic

Adora desafios, estar em movimento e promover mudanças de ambiente, formou-se em comunicação pela ESPM, tem especialização em Visual Merchandising pelo FIT/New York University/USA, é mestre em Administração de Empresas pela PUC/SP (Tema: Administração da Identidade de Marca na Moda), é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (Tema: A Comunicação do Imaterial da Marca. Análise da comunicação do imaginário da marca Osklen).

Atuou como executiva na área de marketing em várias empresas, entre elas Simonsen Associados, Porto Seguro e Johnson & Johnson. É diretora de marketing do IBModa – Instituto Brasileiro de Moda. Participa de vários projetos de educação, capacitação e consultoria praticados para empresas dos maiores polos do mercado criativo no Brasil. Coordena o modaFAZBem (recycle fashion), organiza a programação do CINM (Congresso Internacional de Negócios da Moda) e atua como editora na revista digital AntennaWEB.



4. Fashion Business: principais drives para posicionar o seu negócio na moda
    21-22/07/2017

Após um período de crescimento o setor da moda se estabilizou e passou a sofrer uma concorrência acirrada de empresas internacionais e nacionais, exigindo delas uma gestão mercadológica extremamente eficiente para conquistar posicionamentos competitivos, rentáveis e sustentáveis.Faça uma imersão direta e reta na indústria da moda com um olhar ampliado, entendendo os seus principais movimentos, fast fashion, slow fashion, consumo consciente, sustentabilidade, novas tecnologia e venha definir os principais drives para o seu negócio nesse setor.

Esse programa apresenta as principais variáveis envolvidas nos negócios da moda, tais como segmentação de mercado, posicionamento, desenvolvimento das estratégias de marketing, sempre direcionadas ao contexto da moda, com objetivo de desenvolver uma visão mais apurada permitindo aos participantes a construção de um mapeamento mercadológico do seu negócio: definindo produto, preço, comunicação e ponto de venda
 


André Robic

Inquieto e interessado em integrar conhecimentos interdisciplinares, formou-se em Agronomia pela USP, se especializou em Administração (FGV/SP), Marketing (ESPM/SP) e Comportamento do Consumidor (FIT/New York). Foi executivo em empresas nacionais e multinacionais, em paralelo com a de professor e pesquisador, concluindo o mestrado e o doutorado em Administração pela FEA USP e lecionando em diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil.

Apaixonado pelo mar, teve a oportunidade de surfar boas ondas e conhecer lugares especiais do planeta. Participou na criação e dirigiu eventos como o Moda Faz Bem, Cardápio da Moda e Projeto Estruturante da Moda Baiana, entre outros. Atualmente é presidente do Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Moda (I-Moda), diretor executivo do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), editor executivo da revista digital www.antennaweb, diretor executivo do do CINM (Congresso Internacional de Negócios da Moda).




METODOLOGIA
LOCAL E DATAS
INSCRIÇÃO
REALIZAÇÃO