Trabalhos Aprovados
Trabalhos Aprovados em ordem alfabética
- A EXPANSÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS IMPLICAÇOES NO ORÇAMENTO DOS MUNICÍPIOS.
- A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO MAGISTERIAL EM UM VIÉS COMPARADO: BRASIL E URUGUAI.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA: A UFRJ E OS PROCESSOS DE CREDITAÇÃO E REVALIDAÇÃO DE CRÉDITOS E DIPLOMAS NO ÂMBITO DOS ACORDOS INTERNACIONAIS.
- A LÓGICA PRIVATISTA NA GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS.
- A PRODUÇÃO HISTÓRICO-EDUCACIONAL – ELEMENTOS DE COMPARAÇÃO (1970-2008):BRASIL, FRANÇA, PORTUGAL e ESPANHA.
- A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO MÚTUA DOS SUJEITOS.
- AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: UMA POLÍTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA ESCOLAR NO BRASIL E NA ARGENTINA.
- AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR), VIA GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
- ASPECTOS DAS PARCERIAS PÚBLICO/PRIVADAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, ARGENTINA, PORTUGAL E INGLATERRA: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRACIA.
- CALIDAD Y PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN MÉXICO: REVALORACIÓN DE UN PROCESO NO PLANIFICADO.
- CARACTERIZAÇÃO DE GESTORES, DE ESCOLAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORES.
- CARGA HORÁRIA VS CARGA DE TRABALHO: MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELO PROCESSO DE BOLONHA.
- CARREIRA DOCENTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
- COMPREENSÃO DE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA POSSIBILIDADES E TENSÕES DO ENSINO INTEGRADO.
- EDUCAÇÃO COMPARADA NO BRASIL: COMPLEMENTANDO A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA.
- EL PROCESO DE PRIVATIZACIÓN Y LA RESTRICCIÓN DE LAS ESCUELAS FORMADORAS DE DOCENTES 1999-2014: DESCENTRALIZACIÓN.
- EMPRENDIENDO EL PROCESO DE INNOVACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR A TRAVÉS DE LA EVALUACIÓN INSTITUCIONAL. UNA MIRADA COMPARADA DEL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE BUENOS AIRES (ARGENTINA) Y DE LA UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (URUGUAY).
- ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA CHINA E NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, ESCOLHAS ACADÊMICAS E PROJETOS DE FUTURO.
- ESTUDO COMPARATIVO DE POLITICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS EM DEFASAGEM IDADE SÉRIE: UMA ANALISE REGIONAL.
- EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR GLOBALIZADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA.
- EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO: LIMITES E CONTRADIÇÕES SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL.
- EXPLICAÇÕES NA SOMBRA E CRISE NA FORMAÇÃO.
- GESTÃO E FINANCIAMENTO: REPERCURSÕES DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ.
- LA PARTICIPACIÓN DEL SECTOR PRIVADO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE MÉXICO. LOS POSGRADOS EN EDUCACIÓN EN LA REGIÓN NORESTE.
- O ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO EM QUATRO UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL.
- POLÍTICA CURRICULAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL.
- POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO DE CUSTOS EM CONTEXTOS EMERGENTES.
- POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E ARGENTINA.
- POLÍTICAS DE SEXUALIDADE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA COM NÚCLEOS FAMILIARES GAYS E LÉSBICOS: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO COMPARADA BRASIL/EUA.
- QUALIFICAÇAO OU MONITORAMENTO DA EDUCAÇAO ESCOLAR.
- REDES DE PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMNETO DE ESTUDOS COMPARADOS NA DIMENSÃO DA PARTILHA SOLIDÁRIA.
- REFLEXIONES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR PRIVADA EN MÉXICO.
- REFORÇO ESCOLAR NA PERIFERIA DE ARACAJU: MOTIVAÇÕES DO EMPREENDIMENTO E DA PROCURA.
- SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES.
- SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA – SEAP: DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO?
- SUBSUNÇÃO DO PÚBLICO AO PRIVADO POR MEIO DE PARCERIAS ENTRE O ESTADO E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS.
- TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PRIVADA E PÚBLICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICO E METODOLÓGICO DO FORMATO TELECURSO.
APÓS APROVAÇÃO DO RESUMO DO TRABALHO PELO COMITÊ CIENTÍFICO, O PARTICIPANTE DEVERÁ ENVIAR O TEXTO COMPLETO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES ABAIXO:
O texto completo deverá conter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres com espaço, incluindo cabeçalho, resumo, palavras-chave, notas de rodapé, referências bibliográficas, quadros e os eventuais anexos.
O texto completo deverá evidenciar: a) objetivo da pesquisa; b) a enunciação do problema ou caracterização da experiência; c) aspectos metodológicos e desenvolvimento do tema ou implementação da experiência; d) conclusões do trabalho ou resultado da experiência.
A digitação e a formatação do texto completo devem seguir as seguintes normas:
Formato de arquivo: Microsoft Word (Extensão "DOC" ou "RTF");
Fonte: Arial, tamanho 12;
Papel tamanho A4;
Margem superior e esquerda 3 cm; Margem inferior e direita 2,5 cm;
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
Alinhamento: Justificado;
Páginas numeradas a partir da primeira (no alto, à direita); Parágrafo com recuo com recuo de 2 cm.
O cabeçalho deve conter: a) Título em maiúsculo e negrito com alinhamento centralizado, fonte 14, separado do texto por um espaço; b) Abaixo do título deve constar o (s) nome (s) do autor (es) e, conforme o caso, do(s) co-autor (es) seguido do nome da instituição e o email.
As Referências bibliográficas deverão conter exclusivamente as obras citadas no texto.
O texto completo deverá contemplar as normas da ABNT.
Os textos que não respeitarem as normas estabelecidas serão automaticamente eliminados do processo de publicação digital.
Os textos (resumo e texto completo) devem ter os arquivos salvos com o título completo do trabalho.
As apresentações dos trabalhos aprovados acontecerão nos dias 18/08 no período da tarde e 20/08 no período da manhã. Os locais de apresentação serão divulgados no site.
Todos os autores receberão certificado referente aos trabalhos que forem apresentados.
IMPORTANTE
Somente se o resumo for aprovado, o participante deve enviar o texto completo, somente o autor ou um co-autor deve enviar o trabalho completo.
O texto completo deverá ser enviado até o dia 30 de julho para ser incluido no CD do evento.
Todos os autores e co-autores dos trabalhos devem realizar o pagamento da inscrição.
A avaliação dos resumos está condicionada ao pagamento da inscrição.