Trabalhos Aprovados

Trabalhos Aprovados em ordem alfabética

  1. A EXPANSÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS IMPLICAÇOES NO ORÇAMENTO DOS MUNICÍPIOS.
  2. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO MAGISTERIAL EM UM VIÉS COMPARADO: BRASIL E URUGUAI.
  3. A INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM PERSPECTIVA COMPARADA: A UFRJ E OS PROCESSOS DE CREDITAÇÃO E REVALIDAÇÃO DE CRÉDITOS E DIPLOMAS NO ÂMBITO DOS ACORDOS INTERNACIONAIS.
  4. A LÓGICA PRIVATISTA NA GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS.
  5. A PRODUÇÃO HISTÓRICO-EDUCACIONAL – ELEMENTOS DE COMPARAÇÃO (1970-2008):BRASIL, FRANÇA, PORTUGAL e ESPANHA.
  6. A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO MÚTUA DOS SUJEITOS.
  7. AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: UMA POLÍTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA ESCOLAR NO BRASIL E NA ARGENTINA.
  8. AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR), VIA GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS.
  9. ASPECTOS DAS PARCERIAS PÚBLICO/PRIVADAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, ARGENTINA, PORTUGAL E INGLATERRA: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRACIA.
  10. CALIDAD Y PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN MÉXICO: REVALORACIÓN DE UN PROCESO NO PLANIFICADO.
  11. CARACTERIZAÇÃO DE GESTORES, DE ESCOLAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORES.
  12. CARGA HORÁRIA VS CARGA DE TRABALHO: MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELO PROCESSO DE BOLONHA.
  13. CARREIRA DOCENTE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
  14. COMPREENSÃO DE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA POSSIBILIDADES E TENSÕES DO ENSINO INTEGRADO.
  15.  EDUCAÇÃO COMPARADA NO BRASIL: COMPLEMENTANDO A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA.
  16. EL PROCESO DE PRIVATIZACIÓN Y LA RESTRICCIÓN DE LAS ESCUELAS FORMADORAS DE DOCENTES 1999-2014: DESCENTRALIZACIÓN.
  17. EMPRENDIENDO EL PROCESO DE INNOVACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR A TRAVÉS DE LA EVALUACIÓN INSTITUCIONAL. UNA MIRADA COMPARADA DEL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE BUENOS AIRES (ARGENTINA) Y DE LA UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (URUGUAY).
  18.  ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA CHINA E NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, ESCOLHAS ACADÊMICAS E PROJETOS DE FUTURO.
  19. ESTUDO COMPARATIVO DE POLITICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS EM DEFASAGEM IDADE SÉRIE: UMA ANALISE REGIONAL.
  20. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR GLOBALIZADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA.
  21. EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO: LIMITES E CONTRADIÇÕES SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL.
  22. EXPLICAÇÕES NA SOMBRA E CRISE NA FORMAÇÃO.
  23. GESTÃO E FINANCIAMENTO: REPERCURSÕES DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ.
  24. LA PARTICIPACIÓN DEL SECTOR PRIVADO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE MÉXICO. LOS POSGRADOS EN EDUCACIÓN EN LA REGIÓN NORESTE.
  25. O ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO EM QUATRO  UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL.
  26. POLÍTICA CURRICULAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL.
  27. POLÍTICA DE COMPARTILHAMENTO DE CUSTOS EM CONTEXTOS EMERGENTES.
  28. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E ARGENTINA.
  29. POLÍTICAS DE SEXUALIDADE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA COM NÚCLEOS FAMILIARES GAYS E LÉSBICOS: UM ESTUDO DE EDUCAÇÃO COMPARADA BRASIL/EUA.
  30. QUALIFICAÇAO OU MONITORAMENTO DA EDUCAÇAO ESCOLAR.
  31. REDES DE PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMNETO DE ESTUDOS COMPARADOS NA DIMENSÃO DA PARTILHA SOLIDÁRIA.
  32. REFLEXIONES DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR PRIVADA EN MÉXICO.
  33. REFORÇO ESCOLAR NA PERIFERIA DE ARACAJU: MOTIVAÇÕES DO EMPREENDIMENTO E DA PROCURA.
  34. SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES.
  35. SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA – SEAP: DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO?
  36. SUBSUNÇÃO DO PÚBLICO AO PRIVADO POR MEIO DE PARCERIAS ENTRE O ESTADO E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS.
  37. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PRIVADA E PÚBLICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICO E METODOLÓGICO DO FORMATO TELECURSO.

APÓS APROVAÇÃO DO RESUMO DO TRABALHO PELO COMITÊ CIENTÍFICO, O PARTICIPANTE DEVERÁ ENVIAR O TEXTO COMPLETO DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES ABAIXO:


O texto completo deverá conter no mínimo 20.000 e no máximo 40.000 caracteres com espaço, incluindo cabeçalho, resumo, palavras-chave, notas de rodapé, referências bibliográficas, quadros e os eventuais anexos.
O texto completo deverá evidenciar: a) objetivo da pesquisa; b) a enunciação do problema ou caracterização da experiência; c) aspectos metodológicos e desenvolvimento do tema ou implementação da experiência; d) conclusões do trabalho ou resultado da experiência.
A digitação e a formatação do texto completo devem seguir as seguintes normas:
Formato de arquivo: Microsoft Word (Extensão "DOC" ou "RTF");
Fonte: Arial, tamanho 12;
Papel tamanho A4;
Margem superior e esquerda 3 cm; Margem inferior e direita 2,5 cm;
Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
Alinhamento: Justificado;
Páginas numeradas a partir da primeira (no alto, à direita); Parágrafo com recuo com recuo de 2 cm.
O cabeçalho deve conter: a) Título em maiúsculo e negrito com alinhamento centralizado, fonte 14, separado do texto por um espaço; b) Abaixo do título deve constar o (s) nome (s) do autor (es) e, conforme o caso, do(s) co-autor (es) seguido do nome da instituição e o email.
As Referências bibliográficas deverão conter exclusivamente as obras citadas no texto.
O texto completo deverá contemplar as normas da ABNT.
Os textos que não respeitarem as normas estabelecidas serão automaticamente eliminados do processo de publicação digital.
Os textos (resumo e texto completo) devem ter os arquivos salvos com o título completo do trabalho.
As apresentações dos trabalhos aprovados acontecerão nos dias 18/08 no período da tarde e 20/08 no período da manhã. Os locais de apresentação serão divulgados no site.
Todos os autores receberão certificado referente aos trabalhos que forem apresentados.

IMPORTANTE

Somente se o resumo for aprovado, o participante deve enviar o texto completo, somente o autor ou um co-autor deve enviar o trabalho completo.
O texto completo deverá ser enviado até o dia 30 de julho para ser incluido no CD do evento.
Todos os autores e co-autores dos trabalhos devem realizar o pagamento da inscrição.
A avaliação dos resumos está condicionada ao pagamento da inscrição.