HISTÓRICO

Histórico do “Vamos à Montanha” (VAM)*

O VAM é um evento anual que reúne os participantes do Fórum Enológico, lista de discussão sobre vinhos (http://br.groups.yahoo.com/group/forum-enologico) criada em 1997 pelo site Academia do Vinho (www.academiadovinho.com.br), concebido por dois destacados enófilos de Belo Horizonte: Júlio Anselmo de Sousa Neto e Carlos Arruda. Em função de sua estrutura, conteúdo e riqueza de informações sobre o vinho, tornou-se o mais completo e rico da época, ganhando um prêmio do IBEST como o melhor site neste segmento.

Rapidamente, o Fórum passou a ser frequentado por enófilos internautas de vários estados brasileiros e de outros países. Atualmente, participam mais de setecentos enófilos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o vinho, trocando informações relativas aos seus diversos aspectos, como elaboração (tipos de uvas, técnicas de plantio, terroir, técnicas de vinificação, etc.), apreciação (aspectos organolépticos, técnicas de degustação e avaliação, etc.), aquisição (análise da relação preço-qualidade, indicação de vinhos novos no mercado, etc.) e experiências de viagens em torno da Cultura do Vinho e da Gastronomia. Portanto, trata-se de um grupo de divulgadores do vinho e formadores de opinião, com amplo espectro de influência e alta capacidade multiplicadora.

Com o passar do tempo, os participantes do Fórum constataram que o conhecimento e as conversas virtuais não bastavam. Um dos mais participativos e ativos da época, Edilson Kruger, de Belo Horizonte, apoiado por outros colegas, teve a feliz ideia de criar uma reunião real. Chegou-se à conclusão que deveria ser nas “Montanhas de Minas”, onde nasceu o fórum e o site que o hospedava. Assim, a partir do ano 2000, nasce o Encontro do Fórum Enológico da Academia do Vinho, apelidado de “Vamos à Montanha”. O local escolhido para a sua realização foi Ouro Preto (MG), onde ocorreram os três primeiros encontros (2000, 2001 e 2002), sob a coordenação geral do próprio Edilson. Depois, Itaipava (RJ) sediou os três subsequentes (2003, 2004 e 2005), com organização coordenada pelo colega carioca Homero Sodré. A terceira trilogia, cuja comissão organizadora foi liderada pelo confrade de Belo Horizonte, Germán Alarcón-Martín, voltou para as montanhas de Minas, em Tiradentes (2006, 2007 e 2008).

O evento de 2006 foi dedicado ao criador do Encontro, o saudoso Edílson Kruger, que sofreu um acidente fatal no dia 03 de janeiro de 2006, quando atravessava a Cordilheira dos Andes de Mendoza para Santiago, em sua aeronave Cessna (daí o seu apelido de “Comandante”). Ele estava junto com Lu Matos, sua namorada, que também era um pilar importante na organização dos Encontros. Os eventos de 2009, 2010 e 2011 foram em Campos de Jordão (SP), sob a liderança de Luiz Otávio Peçanha. Em 2012, a montanha virou mar e o encontro foi para Natal-RN, sob a coordenação de Erich Rodrigues. O nome teve uma variação para VAP - Vamos a Praia. Em 2013 aconteceu novamente no RN, na praia de Camurupim, entre Natal e Pipa.

Em 2014 será na cidade histórica de Pirenópolis-GO, no Planalto Central, voltando à tradição de um encontro entre montanhas, serras e em cidade pequena, acolhedora e aconchegante.

Graças ao entusiasmo dos participantes, o VAM / VAP, nesses quatorze anos ininterruptos, tem sido caracterizado por uma programação de alto nível, com degustações, palestras e debates. Apesar da relevância e alta qualidade dos temas técnicos de sua programação, o evento sempre se pautou pela amizade e confraternização em torno do vinho, sem qualquer finalidade de lucro dos seus organizadores e participantes. O formato do encontro tem sempre dois momentos exclusivos de congraçamento, além de degustações e almoços/jantares harmonizados: a Noite de Confraternização – Traga Seu Vinho, na sexta-feira, em que cada participante leva seu vinho favorito, apresenta-o e o compartilha com os demais colegas, e o Jantar de Gala ou de Encerramento, no sábado à noite.

O VAM / VAP não tem fins lucrativos e todos os apoios e patrocínios materiais ou financeiros são revertidos em melhores condições de preço das taxas de Inscrição, degustações técnicas e almoços/jantares harmonizados nos restaurantes da cidade que sedia o encontro. Cada participante arca com os custos de cada atividade em que se inscreve, sendo que as atividades de congraçamento (Noite de Traga o seu Vinho, sexta à noite, e Jantar de Encerramento, sábado à noite) são obrigatórias e incluídas no valor da inscrição do Encontro, com valor único que é definido previamente pela comissão organizadora, meses antes da realização, que também define os preços e conteúdo dos demais itens da programação. Para as degustações e almoços/jantares harmonizados, o participante paga em separado o valor correspondente a cada qual que aderir.

Este tradicional encontro anual tem possibilitado a integração de um maior número de participantes efetivos do fórum (e seus amigos não participantes), como também enófilos moradores das cidades onde são realizados, promovendo uma maravilhosa integração com a população local. Trata-se, portanto, de uma reunião de amigos enófilos, antigos ou recém conhecidos, que lhes propicia adquirir novos conhecimentos enológicos, além de estreitar amizades nascidas e mantidas em torno do vinho.

O encontro de 2014, de 14 a 17 de agosto, em Pirenópolis, seguirá o mesmo formato aplicado em Natal em 2013, com degustações mais acessíveis, em menor quantidade (3 ou 4), de maneira a favorecer a maior participação e convivência de todos. Ainda neste mês de abril serão divulgados a programação, os valores de inscrição (obrigatório) e dos itens do programa (por adesão individual) e alternativas de hospedagem, através de mensagens para o fórum enológico (http://br.groups.yahoo.com/group/forum-enologico) e no site do evento (http://eventmaster.com.br/event/vap2014/site/content/apresentacao). 

Então, em agosto de 2014, VAMOS AO PLANALTO ou VAMOS A PIRENÓPOLIS ou VAMOS À MONTANHA, o que é a mesma coisa, mantendo a tradição de um grande encontro de amigos em torno do vinho.