VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática

O ensino da matemática na diversidade e no combate à injustiça: reflexão e ação

 

Agradecemos sua participação no evento!

Avisos

1. Fotos

Confira aqui as fotos do evento.

2. Anais

Clique aqui para acessar os anais do evento.

2. Certificados

Os certificados de trabalho, dos palestrantes e de participação no evento e nos minicursos estão disponíveis no site. O acesso pode ser feito na "Área do Participante".

OBS.: Apenas o autor que submeteu o artigo no sistema tem acesso ao certificado.

3. Carta de aceite

Os autores que necessitarem de Carta de Aceite dos trabalhos aprovados deverão enviar uma solicitação para o e-mail emem2018facip@gmail.com mencionando o nome completo do(s) autor(es), o título e o código do trabalho. Ressaltamos que no caso dos trabalhos aprovados com alterações, a carta de aceite somente será emitida após o reenvio do respectivo trabalho com as devidas correções pontuadas pelos pareceristas.

O evento acontece no Campus Pontal da UFU

O Campus Pontal, criado em 2006, situa-se em Ituiutaba (MG), no bairro Tupã, em uma área de 500 mil m². São ofertados 11 cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, além de dois cursos de mestrado, todos vinculados à Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP).
O curso de Matemática da FACIP/UFU oferece duas modalidades de formação profissional: Bacharelado em Matemática (turno integral) e Licenciatura em Matemática (turno noturno).
A Licenciatura em Matemática da FACIP/UFU tem duração de 4,5 anos e é direcionado, principalmente, para pessoas interessadas em atuar profissionalmente nos segmentos de Ensino Universitário, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Pesquisas em Educação Matemática e Consultoria.
A cidade de Ituiutaba está localizada no centro do Triângulo Mineiro e possui uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. É referência para as demais cidades localizadas num raio de 100 km em torno dela, sendo considerada um polo universitário.

Agência de turismo oficial do evento

A Falne Turismo será a agência de turismo responsável pelo VIII EMEM. Faça suas reservas (passagens aéreas, hotel e translado):

     Endereço: Rua Vinte e Quatro n.° 878, sala 06

     Telefone: 34 3271-0040

     Ituiutaba-MG / CEP 38300-078

 

Histórico

O Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM) é, atualmente, o maior evento acadêmico-científico na área de Educação Matemática de Minas Gerais. Ele reúne professores e pesquisadores de diversas instituições mineiras e também de outros estados.

O I EMEM aconteceu em Ouro Preto (UFOP), em dezembro de 1997; o II EMEM foi realizado em Belo Horizonte (UFMG), em dezembro de 2000; o III EMEM foi novamente realizado em Belo Horizonte (UFMG), em novembro de 2003; o IV EMEM foi realizado em Diamantina (FEVALE); o V EMEM aconteceu em novembro de 2009, em Lavras (UFLA); e o VI EMEM aconteceu em novembro de 2012, na cidade de Juiz de Fora (UFJF). O VII EMEM foi realizado em São João Del Rei (UFSJ), em 2015 - esta última edição contou com  570 participantes.

Ressalta-se, ainda, o notável avanço científico da área de Educação Matemática em Minas Gerais, o que pode ser comprovado pelo número crescente de cursos de Pós-graduação Lato e Strictu Sensu que são oferecidos por diversas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, não só da capital, como também do interior do estado.

Objetivos

Público Alvo